Todas as maneiras de ser homem: análise das representações e engajamentos da campanha Natura de Dia dos Pais
Keywords:
Masculinidades. Publicidade. Thammy Miranda. Paternidades. Natura.Abstract
Este texto apresenta um recorte da pesquisa iniciada em 2009 que visa analisar as representações LGBTQIA+ em comerciais veiculados em televisão aberta e seus desdobramentos na rede social Facebook. A pesquisa problematiza a visibilidade de um grupo minoritário em disputa com a norma heterossexual. Interessa analisar os tensionamentos com as normas hegemônicas de gênero e das masculinidades através dos engajamentos da Campanha de Dia dos Pais da Natura, veiculado em TV aberta e publicado na rede social Facebook, com a presença de um influenciador digital transexual. Para isso, aborda-se conceitos de gênero, sexualidade e masculinidades. Em uma abordagem desconstrucionista, apoia-se nas Representações Sociais, Estudos Culturais e Psicologia Social, por Análise de Conteúdo, para evidenciar as disputas de poder, que demonstram a significativa repercussão da marca ao acionar um influenciador que escapa da norma para uma campanha de Dia dos Pais.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).