Idéias sobre tecnologia, interações comunicativas e economia midiática
Keywords:
tecnologia da comunicação, economia da comunicação, mídia, interação socialAbstract
A tecnologia tem interferido nos mais singelos atos da ação cotidiana. Da cozinha ao computador, a tecnologização da sociedade atual, processo verificado com maior nitidez nas duas últimas décadas do século XX, mexe na vida contemporânea, transformando o homem em um ser cada vez mais dependente dos aparelhos eletrônicos e, ao mesmo tempo, das informações que condicionam a sua operação (dos manuais de operação aos telejornais). Essa tecno-ocupação da vida permite análises sobre o resultado da ação do capital sobre a mídia, transformando-a num potencial veículo de consolidação do lucro. Esse artigo pretende seguir por caminhos que propiciem observar o impacto da ação capitalista produtivo-lucrativa, partindo da liberdade e do direito de agir do cidadão, de forma comunicativo-corporativa, apreendendo a tecnologia disponível.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).