Sobre cabarés, figurões e prostitutas em A Ferro e Fogo I, de Josué Guimarães
Keywords:
Josué Guimarães, romance histórico, imigração alemã, cabarés.Abstract
Este trabalho analisa a obra A ferro e fogo I: Tempo de solidão, de Josué Guimarães, valendo-se de um recorte que aborda relações existentes entre a sociedade da época – representada aqui pelos personagens, Carlos Gründling, Dona Izabela e Major Shaeffer – e os cabarés de Porto Alegre do princípio do século XIX. Elabora-se, inicialmente, uma síntese da obra, para que se tenha um apanhado geral do enredo do romance. Em seguida, elucidam-se os conceitos de verossimilhança, historicidade e romance histórico, a partir de teóricos como Candido (2010), Chaves (2004), De Deca (1997) e Pesavento (2006), para que, na sequência, sejam analisados aspectos concernentes ao tema proposto.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).