Fotografia, mediações e mitos: um olhar cultural para o caso Adeus
Keywords:
Fotografia. Mito. Mapa das mediações. Pinheirinho.Abstract
O presente artigo reflete sobre o modo de transformação da fotografia Adeus, de autoria de Roosevelt Cássio, em imagem-símbolo da desocupação da área conhecida como Pinheirinho a partir de sua apropriação como mito. O que este artigo pretende evidenciar é que, no processo de apropriação da imagem, seus significados se descolam do acontecimento (a desapropriação do Pinheirinho) e se criam novos sentidos, que entram no circuito cultural como símbolo de luta política. Assim, o artigo busca uma articulação entre os estudos de imagem e o mapa das mediações proposto por Jesús Martín-Barbero, discutindo, em especial, as relações entre a fotografia, as matrizes culturais, a ritualidade e a socialidade.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).