DO EU “COISIFICADO” AO SUJEITO PLURAL: A MODA COMO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E RESSIGNIFICAÇÕES IDENTITÁRIAS
Keywords:
Moda. Consumo. Culturas. Identidades.Abstract
O artigo é fruto da Atividade de Extensão definida como “Café com Moda”, realizada semestralmente pelo curso de graduação em Moda da Universidade da Amazônia – UNAMA/PA. Pretende refletir acerca da moda como fenômeno social. Utiliza a poesia Eu, Etiqueta de autoria de Carlos Drummond de Andrade como dado empírico nas análises sobre cultura, consumo e identidade. O aporte teórico encontra amparo em Theodor Adorno e Max Horkheimer, teóricos da Escola de Frankfurt, para investigar a moda como elemento dinamizador da sociedade de consumo. No contraponto utiliza as bases de teóricos dos Estudos Culturais para compreender a relação do fenômeno investigativo com a categoria identidade social na sociedade contemporânea.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).