MULHERES INATINGÍVEIS, DISTANTES E DETENTORAS DE AMORES LATENTES: A DIMENSÃO DO DESEJO EM LUIS BUÑUEL REITERADA NO GROTESCO E NO CARNAVAL MEDIEVAL
Keywords:
Surrealismo, Cinema, Polifonia, Carnavalização, Idade Média.Abstract
Para o cineasta Luis Buñuel as estranhezas sempre deveriam fazer parte de seus filmes. Um homem formado por contradições, assim era Buñuel, com seu menosprezo à sociedade e à religião cristã. Ao destacarmos uma galeria de estilos que se instalou na cinematografia de Luis Buñuel para reafirmar constantemente os traços marcantes de sua obra, dentre eles a polifonia, este artigo se propõe a esclarecer que esta galeria reside nos discursos do cineasta quando estes se misturam e se completam. Nesta polifonia buñueliana sobressai o encontro de Um Cão Andaluz, Viridiana e Bela da Tarde com a pintura Angelus, de Jean-François Millet, quando caracterizado como um elemento constitutivo das reminiscências de Luis Buñuel e do pintor Salvador Dalí. Uma mensagem comum nas obras aqui estudadas que aponta para uma relação com determinadas condições medievais pesquisadas por Mikhail Bakhtin: a morte e os excrementos inseridos na renovação dos desejos sexuais do homem.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).