COMUNICAÇÃO, SAÚDE PÚBLICA E CIDADANIA
Keywords:
Comunicação, Saúde pública, Cidadania, EtnografiaAbstract
Este artigo apresenta os elementos teórico-metodológicos que compõem a inter-relação entre Comunicação, Saúde pública e Cidadania. Detalha as estratégias utilizadas no desenvolvimento de um Projeto de Extensão realizado, que objetivou diagnosticar a comunicação midiática enquanto mediação entre saúde pública e cidadania no município de São Borja (RS). A noção de cidadania condiz com a possibilidade de oferta de conteúdos midiáticos da Secretaria municipal de Saúde à população, como: impresso, site e audiovisual. A partir da Etnografia, realiza a entrada em campo, observação, coleta e o diagnóstico/mapeamento quanti-qualitativo da produção e veiculação desses conteúdos midiáticos. A pesquisa de campo se realiza a partir da observação, registro e análise dos conteúdos de comunicação veiculados pela Secretaria Municipal tanto nas mídias locais, como em duas unidades de saúde, os chamados “Estratégia de Saúde Família (ESF)”. Além da coleta de produtos comunicacionais, também realiza entrevistas com o Secretário Municipal de Saúde, com profissionais dos ESF e usuários. Identificamos a necessidade de se promover a interlocução entre comunicação, saúde pública e cidadania, enaltecendo a certeza de que a comunicação midiática é um campo estratégico, necessário, numa sociedade na qual, crescentemente, a informação e a comunicação representam capitais indispensáveis a qualquer transformação social idealizada.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).