O SER MULHER NA MÚSICA DE RITA LEE: DO ROSA AO CHOQUE

Authors

  • Nincia Cecilia Ribas Borges Teixeira Universidade estadual do centro-oeste
  • Cristiane Pawloski

Abstract

A história das letras de músicas escritas por mulheres brasileiras está relacionada à transformação da condição social feminina. Com a multiplicação dos sistemas de significação e representação cultural, há uma multiplicidade desconcertante de identidades possíveis e,muitas vezes, o sujeito pós-moderno identifica-se, mesmo que temporariamente, com cada uma das identidades apresentada. Um dos temas predominantes na música de autoria feminina é a representação da busca de uma identidade autônoma ou a representação do conflito de identidade. Diante disso, de acordo com as discussões sobre a identidade na pós-modernidade de Stuart Hall e de Zigmunt Bauman, buscou-se analisar como na letra da música, “ Cor de  rosa choque”, da cantora e compositora Rita Lee, é representada a identidade da mulher que se constitui como um sujeito fragmentado e multifacetado.

Author Biographies

Nincia Cecilia Ribas Borges Teixeira, Universidade estadual do centro-oeste

Professora Adjunta do departamento de Letras da Universidade Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO. Pós-doutora em Ciência da Literatura. Doutoira em Letras. Coordenadora do Programa Mestrado em Letras da Unicentro

Cristiane Pawloski

Especialista em Literatura e Contemporaneidade pela Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO). Mestranda do Programa Mestrado em Letras-UNICENTRO. 

Published

2013-09-23

How to Cite

Borges Teixeira, N. C. R., & Pawloski, C. (2013). O SER MULHER NA MÚSICA DE RITA LEE: DO ROSA AO CHOQUE. Conexão - Comunicação E Cultura, 11(22). Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/1809

Issue

Section

Conexão - Artigos