O brinquedo é de menino ou de menina?
uma análise da apresentação do gênero nos brinquedos infantis
Keywords:
Gênero. Brinquedo. Criança. Brinquedo infantil. Estereótipos.Abstract
Ao abordar o consumo infantil, observam-se as diferenças de brinquedos categorizadas por gênero. Indústrias se encarregam de promover uma divisão de brinquedos, reproduzindo estereótipos da sociedade. Imagens e cores direcionam o brinquedo de acordo com o sexo da criança. Esse estudo objetivou analisar a apresentação do gênero nos brinquedos infantis da linha faz-de-conta. O referencial teórico fez uma reflexão sobre o papel dos brinquedos na vida das crianças e os diferentes estereótipos sociais neles manifestos. Por meio de uma abordagem qualitativa, procedeu-se com a análise dos catálogos de três indústrias brasileiras de brinquedos e conduziu-se um grupo focal com nove mães de crianças de até 12 anos. Os resultados mostraram os significados de maternidade/paternidade; delicadeza, cuidado e elegância; aventura, bagunça e curiosidade; além de revelar a aversão ao uso da cor de rosa para os brinquedos de meninos e a tendência de mercado para admitir brinquedos sem gênero que proporcione a interação entre meninos e meninas durante as brincadeiras.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).