O brinquedo é de menino ou de menina?

uma análise da apresentação do gênero nos brinquedos infantis

Autor/innen

  • Tamara Cristiane de Campos Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Mirela Jeffman dos Santos Uniftec Centro Universitário

Schlagworte:

Gênero. Brinquedo. Criança. Brinquedo infantil. Estereótipos.

Abstract

Ao abordar o consumo infantil, observam-se as diferenças de brinquedos categorizadas por gênero. Indústrias se encarregam de promover uma divisão de brinquedos, reproduzindo estereótipos da sociedade. Imagens e cores direcionam o brinquedo de acordo com o sexo da criança. Esse estudo objetivou analisar a apresentação do gênero nos brinquedos infantis da linha faz-de-conta. O referencial teórico fez uma reflexão sobre o papel dos brinquedos na vida das crianças e os diferentes estereótipos sociais neles manifestos. Por meio de uma abordagem qualitativa, procedeu-se com a análise dos catálogos de três indústrias brasileiras de brinquedos e conduziu-se um grupo focal com nove mães de crianças de até 12 anos. Os resultados mostraram os significados de maternidade/paternidade; delicadeza, cuidado e elegância; aventura, bagunça e curiosidade; além de revelar a aversão ao uso da cor de rosa para os brinquedos de meninos e a tendência de mercado para admitir brinquedos sem gênero que proporcione a interação entre meninos e meninas durante as brincadeiras.

Autor/innen-Biografien

Tamara Cristiane de Campos, Universidade de Santa Cruz do Sul

Mestre em Administração pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). E-mail: tamarac.campos@gmail.com.

Mirela Jeffman dos Santos, Uniftec Centro Universitário

Doutora em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Lattes: http://lattes.cnpq.br/5738798603385839, ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4564-0215, e-mail: mirelajs@gmail.com.

Veröffentlicht

2025-06-24

Zitationsvorschlag

Campos, T. C. de, & Santos, M. J. dos. (2025). O brinquedo é de menino ou de menina? uma análise da apresentação do gênero nos brinquedos infantis. Conexão - Comunicação E Cultura, 22(1), e220104. Abgerufen von https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/11184