O lúdico como forma de enfrentamento de problemas relacionados à depressão
Lenin – The Lion como serious gaming
DOI:
https://doi.org/10.18226/21782687.V23.N01.04Keywords:
Depressão, Preconceito, Game, Narrativa, MídiaAbstract
Este artigo tem como objetivo compreender como a depressão é representada no jogo brasileiro Lenin – The Lion, bem como observar o potencial do jogo como fonte de informação sobre os problemas relacionados ao preconceito em relação à doença. Para isso, é analisado o game Lenin – The Lion, que se enquadra na categoria Depressão Situacional, relaciona a fatores externos que impactam a relação do indivíduo com o seu ambiente gerando alteração do juízo da realidade. A análise mostrou que a estratégia narrativa é posicionar o jogador frente a problemas enfrentados pela pessoa com depressão, como lentificação, irritabilidade e desinteresse.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).