Multimodalidade e narrativa: análise do videoclipe Treat you better
Keywords:
Comunicação. Linguagem. Multimodalidade. Narrativa. Videoclipe.Abstract
O objetivo deste trabalho foi averiguar as recorrências multimodais na narrativa do videoclipe Treat you better, do cantor Shawn Mendes. Como objetivos específicos, foram: identificados os recursos multimodais utilizados no videoclipe selecionado; compreendida a narrativa do videoclipe a partir da relação entre a linguagem verbal da música e as imagens; e levantadas recorrências nos significados interativos utilizados no videoclipe. A pesquisa foi qualitativa, descritiva, com técnica de análise multimodal, feita segundo Kress e van Leuween (2006). Os resultados demonstram que o videoclipe transmite a ideia de um relacionamento abusivo por meio dos recursos de contato, distância social e atitude na representação dos personagens. Já o narrador observa a situação e coloca-se como um personagem principalmente pela relação entre as imagens e a letra da música.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).