Linhas que se cruzam: experiências de cinema colaborativo
Keywords:
Cinema colaborativo. Educação. Intervenção. Etnografia visual. Extensão universitária.Abstract
O artigo problematiza como se dá o processo de construção narrativa e que significações visuais emergem quando se possibilita a criação de processos colaborativos que exploram o uso de imagens no campo da educação? Como esta experiência atravessa e afeta os participantes? O objetivo do artigo é descrever e analisar quatro processos de produção audiovisual colaborativos, que tomaram como gênero o documentário. Nômade, Somos Migrantes?, Quantas Marias Existem? e A Força das Águas referem-se a diferentes linhas que se cruzam a partir da exploração de linguagens e estéticas, decorrentes de modos de envolvimento diferenciados, assim como apropriações temáticas e tecnológicas diversas. A pesquisa é qualitativa, exploratória e descritiva, com viés participativo e metodológico. Analisam-se os documentos audiovisuais, os registros dos pesquisadores e relatos dos participantes.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).