A cultura da estratégia na via japonesa da criação do saber
Schlagworte:
estratégia, cultura da estratégia, T.I.C., interação, gestão do saberAbstract
O Japão sempre ressaltou a importância da informação no desenvolvimento econômico, continuidade que hoje se define no conceito mobilizador de criação do saber, versão japonesa da administração do saber (knowledge management). Esse conceito dá origem a certas práticas, cujo desejo é o de responder positivamente e de maneira original à globalização das trocas na sociedade dita da informação (Castells, 1998). Essas inovações, ainda em estado nascente, parecem perfilar-se como ponto de apoio de uma verdadeira reorganização da Casa do Japão no início deste século. O artigo que segue pretende ser uma primeira abordagem desse fenômeno, colocado na perspectiva da cultura japonesa da estratégia. Este trabalho dá seguimento a várias missões de gestão do conhecimento no Japão, de 2000 a 2002, mantidas pelo Serviço para a Ciência e Tecnologia da Embaixada da França no Japão. Mais globalmente, ele explica um eixo de pesquisa dirigido às estratégias da informação e da comunicação em suas relações com as culturas da estratégia no contexto da revolução digital.
Downloads
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).