O cinema épico de Luiz Rosemberg: análise do filme Guerra do Paraguay

Autor/innen

  • Ramsés Albertoni Barbosa Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora Revisão ortográfica: Lucas Rattes Mello Revisão técnica: Carlos Eleonay Meirelles Garcia
  • Maria Luiza Igino Evaristo Doutora em Ciência da Religião pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora

Schlagworte:

cinema brasileiro, metaficção historiográfica, plano-sequência, história, ficção

Abstract

O artigo analisa o filme Guerra do Paraguay, de Luiz Rosemberg, como uma metaficção historiográfica que subverte o envolvimento mimético com o mundo, onde as noções de realismo ou referência entre o discurso da arte e da história são modificadas através de sua confrontação. A diegese do filme se constrói na teatralidade da encenação que determina as composições de quadro e as orientações dos planos, valorizando os diálogos das personagens que questionam a câmera e o espectador sobre a arte e a vida. Identificaram-se seis tipos de planos-sequência que criam uma narrativa complexa que indaga sobre as verdades históricas e estéticas, pois o diretor põe em dúvida a demarcação da fronteira entre a arte e o mundo, contestando as verdades da realidade e da ficção a partir da “incorporação diegética de passados intertextuais”, como elemento estrutural que constitui as criações contemporâneas, funcionando como marca formal da historicidade da obra.

Autor/innen-Biografien

Ramsés Albertoni Barbosa, Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora Revisão ortográfica: Lucas Rattes Mello Revisão técnica: Carlos Eleonay Meirelles Garcia

O pesquisador e professor é Graduado em Letras pela UFJF e Mestre em Ciência da Literatura pela UFRJ. Atualmente cursa o Bacharelado Interdisciplinar em Artes & Design na UFJF e o Mestrado em Comunicação no PPGCOM da mesma instituição. A pesquisa de mestrado analisou o romance O ano da morte de Ricardo Reis, do escritor José Saramago, interpretando a articulação de um jogo labiríntico-narrativo que abole, ou reconstrói em novas diretrizes, as noções recorrentes de ficção e história.

Maria Luiza Igino Evaristo, Doutora em Ciência da Religião pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora e Pesquisadora. Doutora em Ciência da Religião.

Veröffentlicht

2019-04-16

Zitationsvorschlag

Barbosa, R. A., & Evaristo, M. L. I. (2019). O cinema épico de Luiz Rosemberg: análise do filme Guerra do Paraguay. Conexão - Comunicação E Cultura, 17(34). Abgerufen von https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/6429

Ausgabe

Rubrik

Artigos