Alteridade e os povos originários do Brasil: um estudo com representações visuais em livros didáticos
Schlagworte:
Cultura, Povo originário, Alteridade, Livros didáticos, Representação visualAbstract
Este artigo objetiva averiguar se as representações visuais presentes em livros didáticos de História e Geografia levariam em conta a complexidade cultural e ética dos povos originários do Brasil ou se limitariam a construir ou reconstruir o olhar do colonizador, conforme Jameson (2006). Para tanto, apresentam-se reflexões sobre as imagens no contexto pós-moderno; trata-se da questão da alteridade e se apresentam análises das representações visuais, na perspectiva da semiótica peirceana. A construção de entornos propícios para viver uns com outros, ou com diferentes, a partir do potencial comunicativo de imagens inscritas no material educativo constitui a importância desstas reflexões.Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).