UM ESTUDO SOBRE A PAIXÃO DO MEDO NO CINEMA DE HORROR
Schlagworte:
Semiótica das paixões, Medo, Contágio, Gêneros do Cinema, Horror.Abstract
O cinema de horror tem com a paixão do medo um valor estético arrebatador. Nosso objetivo é apresentar um estudo sobre a paixão do medo no cinema de horror e, com isso, mostrar alguns pontos importantes na construção desse gênero, tais como as configurações do percurso passional e a noção de contágio que o enunciador dissemina em seu enunciado. Para isso, nos serviremos das teorias propostas sobre as paixões e o contágio no âmbito da Semiótica francesa. Tais teorias terão como objeto de estudo o filme escolhido por nós por representar uma nova guinada no que diz respeito à evolução do gênero: A bruxa de Blair, dirigido em 1999 por Mirick e Sánchez. Desse modo, mostraremos que a nervura do gênero, do ponto de vista semiótico, se funda nos percursos da paixão do medo, do relaxado ao hipertenso, e na propagação contagiosa que este efeito de sentido deixa no enunciado.Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).