A Cultura do carro, um estudo sobre a propaganda e sua influência
DOI:
https://doi.org/10.18226/21782687.V22.N01.06Schlagworte:
cultura, cultura do carro, propaganda, influênciaAbstract
Este artigo busca fazer uma reflexão sobre a construção da cultura do carro desde a sua chegada ao Brasil, principalmente por incentivos de políticas públicas voltadas a construção de uma cidade para o automóvel, idealizada por um pensamento urbano modernista influenciado por Le Corbusier. A construção da cultura do carro patrocinada pela indústria automobilística teve como aliada a propaganda, que desde o início buscou associar o objeto veículo à personificação do ser humano e, estimular a criação de identidade para o proprietário, e continuar nutrindo essa ideia até hoje. Através do levantamento de propagandas nas três emissoras de televisão de maior audiência, buscou-se avaliar se essas ainda contribuem de algum modo à manutenção da cultura do carro através de propagandas que geram significações ao consumidor. Após as conclusões finais, os resultados demonstraram que as propagandas ainda são utilizadas pela indústria automobilística que com o intuito de criar significações ao consumidor.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).