“Verdades”: um estudo sobre a representação dos cabelos crespos a partir de uma campanha publicitária de produtos para coloração
Palavras-chave:
Consumo. Publicidade. Representação. Gênero. Raça.Resumo
O objetivo deste artigo é refletir sobre uma nova representação do cabelo crespo a partir da campanha denominada “Verdades”, da empresa Garnier, que apresenta um produto pioneiro para coloração de cabelos crespos, sob a perspectiva de gênero e raça. A partir de referencial teórico baseado em estudos do consumo e da análise exploratória desta campanha publicitária é possível perceber um olhar atento da indústria para cabelos crespos para um novo nicho descoberto pelo capitalismo em busca de conquistar novos mercados e atrair novos públicos-alvo. Se o viés utilitarista é destacado por um lado, também é possível ponderar outros significados simbólicos despertados a partir dessa narrativa midiática. Embalada por um conceito inovador, o anúncio indica uma nova representação dos cabelos das mulheres negras à medida em que, ao estimular o consumo, também chama a atenção da sociedade e dá notoriedade a este público e suas necessidades, ajudando a mitigar preconceitos estruturais à condição de gênero e ser uma voz libertadora dos grilhões do racismo.
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