Todas as maneiras de ser homem: análise das representações e engajamentos da campanha Natura de Dia dos Pais

Autores

Palavras-chave:

Masculinidades. Publicidade. Thammy Miranda. Paternidades. Natura.

Resumo

Este texto apresenta um recorte da pesquisa iniciada em 2009 que visa analisar as representações LGBTQIA+ em comerciais veiculados em televisão aberta e seus desdobramentos na rede social Facebook. A pesquisa problematiza a visibilidade de um grupo minoritário em disputa com a norma heterossexual. Interessa analisar os tensionamentos com as normas hegemônicas de gênero e das masculinidades através dos engajamentos da Campanha de Dia dos Pais da Natura, veiculado em TV aberta e publicado na rede social Facebook, com a presença de um influenciador digital transexual. Para isso, aborda-se conceitos de gênero, sexualidade e masculinidades. Em uma abordagem desconstrucionista, apoia-se nas Representações Sociais, Estudos Culturais e Psicologia Social, por Análise de Conteúdo, para evidenciar as disputas de poder, que demonstram a significativa repercussão da marca ao acionar um influenciador que escapa da norma para uma campanha de Dia dos Pais.

Biografia do Autor

André Iribure Rodrigues, Fabico/UFRGS

Professor Associado da Fabico/UFRGS, graduação em Comunicação Social – habilitação publicidade e propaganda, Mestrado e Doutorado em Comunicação e Informação PPGCOM/UFRGS com doutorado-sanduíche no PPGCOM/UFRJ. Secretário de Comunicação UFRGS 2016/2020, Coordenador Comunicação Aliança para Inovação - UFRGS/PUCRS/Unisinos - 2018/2020, Coordenador Comunicação Pacto Alegre – Aliança e PMPA desde 2018, Chefe do Departamento de Comunicação – 2009/2012, Vice-diretor 2012/2016 - Fabico-UFRGS. Pesquisa nas áreas de história, gênero, sexualidade, comunicação estratégica e publicidade. Coordenador da pesquisa Entre as Representações e as Repercussões LGBTQIA+: uma análise da publicidade veiculada na TV aberta e seus desdobramentos na Rede Social – Fabico/UFRGS, apoio CNPq. Participante da pesquisa Ciudades Imaginadas en la era digital Latinoamérica: POA Imaginada.

Vitor Pasquali Coelho, Fabico/UFRGS

Graduando em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda - na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Downloads

Publicado

2022-10-16

Como Citar

Rodrigues, A. I., & Coelho, V. P. (2022). Todas as maneiras de ser homem: análise das representações e engajamentos da campanha Natura de Dia dos Pais. Conexão - Comunicação E Cultura, 20(39). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/9664