Das eleições de 2014 ao impeachment de 2016: as estratégias de Dilma Rousseff (PT) e de Aécio Neves (PSDB) no contexto de personalização da política

Autores

  • Cibele Silva e Souza
  • Paulo Roberto Figueira Leal
  • Luiz Ademir de Oliveira

Palavras-chave:

Política. Comunicação. Imagem. Eleições 2014. Impeachment 2016.

Resumo

Este trabalho analisa comparativamente as estratégias de construção da imagem de Dilma Rousseff (PT) e de Aécio Neves (PSDB) em dois momentos: no segundo turno das eleições presidenciais de 2014 e no impeachment de 2016. O objetivo é verificar quais foram as imagens construídas pelos dois políticos nesses diferentes contextos, testando a hipótese de que a política contemporânea é marcada pela estratégia da  personalização, na qual os políticos tendem a expor seus atributos pessoais com o objetivo de conquistar ou manter apoio eleitoral. Utilizou-se o método a análise de conteúdo e, entre os principais achados, observou-se que ambos os políticos focaram suas narrativas prioritariamente no ataque ao adversário e na construção da própria imagem, mais do que em debates partidários, programáticos ou ideológicos.

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Publicado

2020-12-18

Como Citar

e Souza, C. S., Figueira Leal, P. R., & de Oliveira, L. A. (2020). Das eleições de 2014 ao impeachment de 2016: as estratégias de Dilma Rousseff (PT) e de Aécio Neves (PSDB) no contexto de personalização da política. Conexão - Comunicação E Cultura, 18(36). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/9486