O design e a comunicação na revista Madrugada (1926)

Autores

  • Amanda Breitsameter Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Ana Gruszynski Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palavras-chave:

design editorial, revista, Porto Alegre, Madrugada

Resumo

O trabalho apresenta pesquisa que avaliou de que maneira o projeto gráfico da revista Madrugada – Porto Alegre, RS, Brasil, 1926 – é representativo do período em que surgiu, quando a modernidade se constituía no País. Parte de um referencial teórico sobre modernismo, sua repercussão na sociedade e no design gráfico. Com base nos parâmetros estabelecidos teoricamente, a pesquisa sistematiza os elementos do design gráfico e o reconhece como parte da cultura material para, então, estabelecer parâmetros que orientam a análise do corpus: as cinco edições publicadas da revista. Observou-se que Madrugada deu voz a uma classe que vinha ascendendo na vida portoalegrense. Seu projeto gráfico reflete, exprimiu e corroborou essa sociedade e acultura da época.

Biografia do Autor

Amanda Breitsameter, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS, Brasil. Jornalista graduada pela UFRGS.

Ana Gruszynski, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS, Brasil. Doutora em Comunicação Social. Professora no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRGS.

Downloads

Publicado

2011-09-15

Como Citar

Breitsameter, A., & Gruszynski, A. (2011). O design e a comunicação na revista Madrugada (1926). Conexão - Comunicação E Cultura, 10(19). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/634