Agricultor de imagens: memória e tempo na fotografia de Haruo Ohara

Autores

  • Rodrigo Fontanari Universidade de Sorocaba

Palavras-chave:

Haruo Ohara, Haikai, Memória, Tempo, Fotografia

Resumo

Esse ensaio tem como objetivo refletir sobre a relação entre fotografia e memória, na obra do fotógrafo Haruo Ohara. Sabe-se que, desde o seu surgimento, a fotografia foi sempre compreendida como uma rica fonte de informação de reconstituição do passado (documento) ou criação de ficção. No entanto, certas fotos desse fotógrafo nipônico-londrinense, num golpe de sofisticação, parecem subverter e retirar a fotografia da condição de apenas memória (de rememoração) ou arte e a colocá-la na condição de instante suspenso, que permite simplesmente ao espectador não apenas reviver aquele instante, mas viver aquele momento.

Biografia do Autor

Rodrigo Fontanari, Universidade de Sorocaba

Professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura. 

 

Inserir aqui os revisores:

ABNT: Márcia Costa 

Revisor ortográfico: Márcia Costa 

Downloads

Publicado

2018-04-18

Como Citar

Fontanari, R. (2018). Agricultor de imagens: memória e tempo na fotografia de Haruo Ohara. Conexão - Comunicação E Cultura, 16(32). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/5252

Edição

Seção

Artigos