Breve história da crítica de mídia no Paraná: experiências de ombudsman em produtos jornalísticos nos Campos Gerais

Autores

  • Sergio Luiz Gadini Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Palavras-chave:

Crítica de mídia, Ombudsman, História do Jornalismo no Paraná.

Resumo

O registro de experiências de crítica de mídia na história do jornalismo paranaense é modesto e ainda bastante recente. Entre as poucas experiências existentes, e de conhecimento do público, disponíveis, incluem-se a função de ombudsman no Jornal da Manhã, editado em Ponta Grossa (PR), que durou entre 2007 e 2011, um breve momento (de poucos meses e edições) no jornal Estado do Paraná, em 2008, além de eventuais atividades de produção laboratorial, que registram a existência de colunas voltadas ao exercício da crítica da produção jornalística. O presente texto faz um percurso histórico nas experiências citadas, logo após caracterizar a origem, frágil tradição no Brasil, e apresentando as modestas ocorrências de crítica de mídia jornalística no Paraná, ao longo das décadas passada e presente. Não há, contudo, como assegurar que não existem outras eventuais situações com crítica editorial sistemática. Embora, pelo que se conhece e se pode encontrar em acervos (físicos ou virtuais) no estado, a raridade é uma marca ainda presente quando se fala em ombudsman ou crítica de mídia no jornalismo paranaense.

Biografia do Autor

Sergio Luiz Gadini, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Jornalista, dr em Comunicação, professor de Jornalismo (graduação e mestrado) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

OBS: A revisões técnica ABNT e ortográfica do presente texto foram feitas por Karina Woitowicz.

 

Downloads

Publicado

2018-04-18

Como Citar

Gadini, S. L. (2018). Breve história da crítica de mídia no Paraná: experiências de ombudsman em produtos jornalísticos nos Campos Gerais. Conexão - Comunicação E Cultura, 16(32). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/5072

Edição

Seção

Artigos