Estratégias de legitimação institucional do jornalismo na narrativa transmídia

Autores

  • Eugenia Mariano da Rocha Barichello UFSM
  • Carolina Weber Dall Agnese UFSM
  • Vivian de Carvalho Belochio UFSM

Resumo

O objetivo deste artigo, que faz parte de uma pesquisa de maior fôlego, é propor uma metodologia de análise de processos de legitimação do jornalismo em diferentes níveis, por meio de observação e reflexão sobre a produção jornalística transmídia que se apropria de mídias sociais digitais para a construção narrativa. A partir da distinção entre instituição e organização jornalística, a proposta organiza possíveis estratégias de legitimação em três níveis: macro (institucional), micro (organizacional) e híbrido (institucional e organizacional), trazendo um especial do WashingtonPost.com como objeto empírico para análise. A reflexão se dá no contexto de midiatização da sociedade, sob a perspectiva ecológica da mídia.

Biografia do Autor

Eugenia Mariano da Rocha Barichello, UFSM

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria. Realizou Estágio Pós-doutoral Sênior na University College of London. Doutora e Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Líder do GP Comunicação Institucional e Organizacional.

 

 

Revisor técnico (ABNT): Iara Barth

Revisor de textoi: Iara Barth

 

Carolina Weber Dall Agnese, UFSM

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Jornalismo (UFSC). Membro do GP Comunicação Institucional e Organizacional (CNPq). Jornalista no Instituto Federal Farroupilha (IFFar). 

Vivian de Carvalho Belochio, UFSM

Pós-Doutoranda em Comunicação pela UFSM. Professora adjunta do curso de Jornalismo da Unipampa. Doutora em Comunicação e Informação pela UFRGS. Mestre em Comunicação pela UFSM. Membro do GP Comunicação Organizacional e Institucional (UFSM).

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Publicado

2017-03-12

Como Citar

Barichello, E. M. da R., Dall Agnese, C. W., & Belochio, V. de C. (2017). Estratégias de legitimação institucional do jornalismo na narrativa transmídia. Conexão - Comunicação E Cultura, 15(30). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/4563

Edição

Seção

Artigos