AUDIÊNCIA TELEVISIVA EM QUEDA: MUDANÇAS NO JORNALISMO E NA PROGRAMAÇÃO DA TV ABERTA

Autores

  • Valdecir Becker Universidade Federal da Paraíba
  • Daniel Gambaro Universidade de São Paulo
  • Alia Nasim Chaudhry

Palavras-chave:

televisão, medição de audiência, grade de programação, jornalismo

Resumo

O presente artigo observa os efeitos da queda de audiência da TV aberta brasileira, especialmente as mudanças na organização das grades de programação e no jornalismo. Desde o início dos anos 2000, as emissoras vêm sofrendo diminuição de público, o que se acentuou a partir de 2006. Como resultado, algumas mudanças estão sendo incorporadas na programação, como maior tempo de programas ao vivo e o diálogo com plataformas digitais, em busca de maior interatividade do espectador. No caso do jornalismo, a maior duração no ar é acompanhada de uma ênfase maior no entretenimento. Este artigo descreve e analisa as mudanças e estratégias das emissoras de televisão para manter a viabilidade do modelo televisivo atual.

Biografia do Autor

Valdecir Becker, Universidade Federal da Paraíba

Professor do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPJ) da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Doutor em Ciências, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP.

Daniel Gambaro, Universidade de São Paulo

Pesquisador de Rádio e Televisão. Doutorando em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA-USP, e mestre pelo mesmo programa,

Alia Nasim Chaudhry

Revisão técnica e ortográfica

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Publicado

2016-09-25

Como Citar

Becker, V., Gambaro, D., & Chaudhry, A. N. (2016). AUDIÊNCIA TELEVISIVA EM QUEDA: MUDANÇAS NO JORNALISMO E NA PROGRAMAÇÃO DA TV ABERTA. Conexão - Comunicação E Cultura, 15(29). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/4139

Edição

Seção

Artigos