Alteridade e os povos originários do Brasil: um estudo com representações visuais em livros didáticos

Autores

  • Luciana Coutinho Pagliarini Souza Universidade de Sorocaba
  • Maria Ogécia Drigo Universidade de Sorocaba
  • Paulo Celso da Silva Universidade de Sorocaba

Palavras-chave:

Cultura, Povo originário, Alteridade, Livros didáticos, Representação visual

Resumo

Este artigo objetiva averiguar se as representações visuais presentes em livros didáticos de História e Geografia levariam em conta a complexidade cultural e ética dos povos originários do Brasil ou se limitariam a construir ou reconstruir o olhar do colonizador, conforme Jameson (2006). Para tanto, apresentam-se reflexões sobre as imagens no contexto pós-moderno; trata-se da questão da alteridade e se apresentam análises das representações visuais, na perspectiva da semiótica peirceana. A construção de entornos propícios para viver uns com outros, ou com diferentes, a partir do potencial comunicativo de imagens inscritas no material educativo constitui a importância desstas reflexões.

Biografia do Autor

Luciana Coutinho Pagliarini Souza, Universidade de Sorocaba

Pós-doutora com estágio na Universidade de Kassel, Alemanha. Professora do Programa de Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba – Uniso.

Maria Ogécia Drigo, Universidade de Sorocaba

Pós-doutora na ECA/USP.  Professora do Programa de Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba – Uniso.

Paulo Celso da Silva, Universidade de Sorocaba

Pós-doutor na UFRJ. Coordenador e  Professor do Programa de Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba – Uniso.

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Publicado

2016-02-09

Como Citar

Souza, L. C. P., Drigo, M. O., & Silva, P. C. da. (2016). Alteridade e os povos originários do Brasil: um estudo com representações visuais em livros didáticos. Conexão - Comunicação E Cultura, 14(28). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/3275

Edição

Seção

Artigos