Etnocentrismo e imaginário nos discursos midiáticos sobre Paris
Palavras-chave:
Etnocentrismo, Imaginário, Mídia, Paris.Resumo
Um dos atores sociais mais importantes na construção e veiculação da etnicidade, a mídia veicula práticas e discursos etnocêntricos. Em diversos meios de comunicação, o etnocentrismo encontra novas formas de expressão, construindo e reforçando imaginários. Um olhar relacional e crítico nos permitiu identificar aspectos etnocêntricos em discursos veiculados na mídia francesa sobre os atrativos da cidade de Paris. Partindo dessa observação, este trabalho tem como objetivo apontar e analisar tais discursos. Para tal, foram coletados, in loco, material jornalístico, informativo e de propaganda sobre a capital francesa. Investigou-se uma amostra significativa de matérias dos jornais Direct Matin e Métro – publicações distribuídas gratuitamente no metrô de Paris e que, à primeira vista, não têm o turismo como seu foco e são direcionadas aos moradores da cidade. Para fundamentar a discussão e o estudo no âmbito da comunicação, recorremos a leituras sobre imaginário, cultura e etnocentrismo.Downloads
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