DO EU “COISIFICADO” AO SUJEITO PLURAL: A MODA COMO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E RESSIGNIFICAÇÕES IDENTITÁRIAS

Autores

  • Ivone Maria Xavier de Amorin Almeida Universidade da Amazônia
  • Jorge Luiz Oliveira dos Santos

Palavras-chave:

Moda. Consumo. Culturas. Identidades.

Resumo

O artigo é fruto da Atividade de Extensão definida como “Café com Moda”, realizada semestralmente pelo curso de graduação em Moda da Universidade da Amazônia – UNAMA/PA. Pretende refletir acerca da moda como fenômeno social. Utiliza a poesia Eu, Etiqueta de autoria de Carlos Drummond de Andrade como dado empírico nas análises sobre cultura, consumo e identidade. O aporte teórico encontra amparo em Theodor Adorno e Max Horkheimer, teóricos da Escola de Frankfurt, para investigar a moda como elemento dinamizador da sociedade de consumo. No contraponto utiliza as bases de teóricos dos Estudos Culturais para compreender a relação do fenômeno investigativo com a categoria identidade social na sociedade contemporânea. 

Biografia do Autor

Ivone Maria Xavier de Amorin Almeida, Universidade da Amazônia

Professora-pesquisadora da Universidade da Amazônia (Belém-Pará). Integra o corpo docente do PPGCLC/Unama

desenvolve pesquisas sobre festas populares e religiosas, cultura, consumo e comunicação

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Publicado

2013-09-23

Como Citar

Xavier de Amorin Almeida, I. M., & Santos, J. L. O. dos. (2013). DO EU “COISIFICADO” AO SUJEITO PLURAL: A MODA COMO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E RESSIGNIFICAÇÕES IDENTITÁRIAS. Conexão - Comunicação E Cultura, 11(22). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/2221

Edição

Seção

Conexão - Artigos