UM ESTUDO SOBRE A PAIXÃO DO MEDO NO CINEMA DE HORROR

Autores

  • Odair José Moreira da Silva Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Semiótica das paixões, Medo, Contágio, Gêneros do Cinema, Horror.

Resumo

O cinema de horror tem com a paixão do medo um valor estético arrebatador. Nosso objetivo é apresentar um estudo sobre a paixão do medo no cinema de horror e, com isso, mostrar alguns pontos importantes na construção desse gênero, tais como as configurações do percurso passional e a noção de contágio que o enunciador dissemina em seu enunciado. Para isso, nos serviremos das teorias propostas sobre as paixões e o contágio no âmbito da Semiótica francesa. Tais teorias terão como objeto de estudo o filme escolhido por nós por representar uma nova guinada no que diz respeito à evolução do gênero: A bruxa de Blair, dirigido em 1999 por Mirick e Sánchez. Desse modo, mostraremos que a nervura do gênero, do ponto de vista semiótico, se funda nos percursos da paixão do medo, do relaxado ao hipertenso, e na propagação contagiosa que este efeito de sentido deixa no enunciado. 

Biografia do Autor

Odair José Moreira da Silva, Universidade de São Paulo

Mestre e Doutor em Semiótica e Linguística Geral pelo Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Atualmente, pelos mesmos departamento, instituição e universidade, desenvolve o projeto de Pós-doutorado "Prazeres visuais: a significação do corpo nos filmes eróticos hardcore", com apoio da FAPESP (processo 2011/52105-5). E-mail: ojomorsi@gmail.com

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Publicado

2013-09-23

Como Citar

da Silva, O. J. M. (2013). UM ESTUDO SOBRE A PAIXÃO DO MEDO NO CINEMA DE HORROR. Conexão - Comunicação E Cultura, 11(22). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/1571

Edição

Seção

Conexão - Artigos