Linhas que se cruzam: experiências de cinema colaborativo

Autores

  • Jane Marcia Mazzarino Universidade do Vale do Taquari - Univates

Palavras-chave:

Cinema colaborativo. Educação. Intervenção. Etnografia visual. Extensão universitária.

Resumo

O artigo problematiza como se dá o processo de construção narrativa e que significações visuais emergem quando se possibilita a criação de processos colaborativos que exploram o uso de imagens no campo da educação? Como esta experiência atravessa e afeta os participantes? O objetivo do artigo é descrever e analisar quatro processos de produção audiovisual colaborativos, que tomaram como gênero o documentário. Nômade, Somos Migrantes?, Quantas Marias Existem? e A Força das Águas referem-se a diferentes linhas que se cruzam a partir da exploração de linguagens e estéticas, decorrentes de modos de envolvimento diferenciados, assim como apropriações temáticas e tecnológicas diversas. A pesquisa é qualitativa, exploratória e descritiva, com viés participativo e metodológico. Analisam-se os documentos audiovisuais, os registros dos pesquisadores e relatos dos participantes.

Biografia do Autor

Jane Marcia Mazzarino, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Doutora em Ciências da Comunicação (Unisinos), coordena o grupo de pesquisa Ecosofias, Paisagens Inventivas (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq), docente permanente do PPG Ambiente e Desenvolvimento da Universidade do Vale do Taquari - Univates. Lattes http://lattes.cnpq.br/4570485590802043, ORCID: 0000-0002-6051-5116 e e-mail: janemazzarino@univates.br.

Downloads

Publicado

2023-02-23

Como Citar

Mazzarino, J. M. (2023). Linhas que se cruzam: experiências de cinema colaborativo. Conexão - Comunicação E Cultura, 21(41). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/10279