Jornalismo de marca como estratégia de branding às organizações

Autores

Palavras-chave:

Jornalismo. Branding. Marca. Discurso.

Resumo

O presente trabalho propõe a discussão sobre o jornalismo de marca como estratégia de branding para as organizações, a partir do mapeamento de produções de conteúdo de marca (branded content) que se apropriam do discurso jornalístico, a exemplo da assessoria de imprensa, do marketing de conteúdo e do jornalismo patrocinado. Para tanto, articulamos conceitos da comunicação estratégica e dos estudos do jornalismo, a fim de construirmos um aporte teórico-metodológico para realizar análises comparativas e discursivas entre o jornalismo produzido pelas redações e o conteúdo informativo das marcas. Com esta abordagem, buscamos, também, minimizar uma certa desordem conceitual que envolve o tema. Para a composição do corpus, foram selecionadas as publicações da Rede UniFTC no período de abril e agosto de 2020.

 

Biografia do Autor

Claudiane Oliveira Carvalho Sampaio, Universidade Federal da Bahia Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução

Pós-graduada em Comunicação Estratégica e Gestão de Marcas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Lattes: http://lattes.cnpq.br/7782245771550255, ORCID: 0000-0002-0966-9363 e e-mail: cyda.britos@gmail.com.

Maria Aparecida Brito Santana, UFBA

Professora visitante na UFPA. Doutora e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2239271930460750, ORCID: 0000-0002-5000-1074 e e-mail: claudianecarvalho.29@gmail.com.

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Publicado

2023-02-23

Como Citar

Sampaio, C. O. C., & Santana, M. A. B. (2023). Jornalismo de marca como estratégia de branding às organizações. Conexão - Comunicação E Cultura, 21(41). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/10109