E fez-se luz na cegueira

Autores

  • Luzia Aparecida Berloffa Tofalini (UEM) Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

novel, symbols, identity.

Resumo

No romance Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago, a contraposição polifônica e os problemas individuais concorrem para a (des)construção de identidades, apresentando-se numa nova configuração de escrita que se caracteriza principalmente pela fragmentação do sujeito e que passa pelo entrelaçamento com diversas áreas: psicologia; antropologia, filosofia; sociologia. As personagens são destituídas de identidade pessoal e assumem identidades coletivas ao imergirem numa vida repleta de convenções. Assim, este estudo investiga os modos de escritura modalizados pela angústia humana, gerada pela dialética entre essência e aparência, além dos processos de humanização que reagem contra relativismos, determinismos estruturais e reducionismos empobrecedores da complexidade humana. Na convergência e divergência das vozes romanescas, transparece o caráter denunciatório da narrativa. São denúncias relacionadas ao estado geral de degradação, manifestado por meio de uma variedade de técnicas utilizadas, tais como a remetência a metáforas, símbolos, alegorias e imagens. A narrativa instaura uma realidade e obriga a uma reflexão sobre os problemas que cercam a existência humana.

Biografia do Autor

Luzia Aparecida Berloffa Tofalini (UEM), Universidade Estadual de Maringá

Professora Doutora do Programa de Pós-graduação em Letras - PLE - Departamento de Letras da Universidade Estadual de Maringá

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Publicado

2012-01-05

Como Citar

Berloffa Tofalini (UEM), L. A. (2012). E fez-se luz na cegueira. ANTARES: Letras E Humanidades, 3(6), 56–69. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/931

Edição

Seção

LETRAS: DIÁLOGOS TRANSDISCIPLINARES