O falo em jogo: a customização do pênis no videogame Conan: Exiles

Autores

  • Guilherme Sfredo Miorando Unisinos

Palavras-chave:

Videogames, Masculinidades, Pênis, Customização.

Resumo

Este artigo propõe um entendimento do jogo de videogame Conan: Exiles que, diferente da maioria dos artefatos culturais de mesma utilidade, apresentou um tipo de customização de avatares que foge do comum daquelas apresentadas em jogos eletrônicos. Em Conan: Exiles o jogador poderia definir os atributos sexuais dos seus personagens: o tamanho dos seios nas mulheres e o comprimento do pênis nos homens. Neste artigo, focamos nas implicações que a customização do pênis de um avatar pode gerar nos jogadores, bem como nas influências que lógicas de mercado e da personalização de avatares podem gerar em um artefato cultural que está ligado a um personagem-símbolo de virilidade que é Conan, o Bárbaro. Concluímos o artigo considerando que não apenas lógicas de mercado perpassam esse tipo de decisão, mas o acionamento da imaginação pornográfica e de construção simbólica do papel dos gêneros na sociedade também influenciam decisões como esta.


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Publicado

2020-12-22

Como Citar

Miorando, G. S. (2020). O falo em jogo: a customização do pênis no videogame Conan: Exiles. ANTARES: Letras E Humanidades, 12(28), 85–101. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/9214

Edição

Seção

ESTUDOS CRÍTICOS EM VIDEOGAME