Game studies e estudos pós-coloniais: notas teórico-metodológicas

Autores

  • Mario Augusto Pedroso Carneiro Universidade de Campinas (Unicamp)
  • Rafael Dias Universidade de Campinas (Unicamp)

Palavras-chave:

Videogame, Representação, Identidade, Colonialidade, Pós-colonial

Resumo

Este artigo destaca trabalhos recentes alinhados aos game studies que dialogam com os estudos pós-coloniais, que destacam as relações de poder pós-coloniais que se associam com os jogos, a fim de explorar as potencialidades e desafios teóricos e metodológicos que se impõem a esta integração. Neste sentido, apontamos sobretudo que ainda é necessário explorar mais a relação que as disposições narrativas consideradas “coloniais” estabelecem com os aspectos estruturais dos jogos e a agência do jogador – tendo em vista que as referidas publicações se concentram amplamente no primeiro aspecto – para contribuir na compreensão da colonialidade nos jogos digitais para além de suas representações estritamente estéticas.

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Publicado

2020-12-22

Como Citar

Carneiro, M. A. P., & Dias, R. (2020). Game studies e estudos pós-coloniais: notas teórico-metodológicas. ANTARES: Letras E Humanidades, 12(28), 102–123. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/9209

Edição

Seção

ESTUDOS CRÍTICOS EM VIDEOGAME