A argumentação e o ensino da escrita

Autores

  • Cristiane Dall Cortivo Lebler (UNISC) Universidade de Caxias do Sul

Resumo

Este trabalho tem como objetivo realizar uma discussão em torno da possibilidade de, a partir dos postulados da Teoria da Argumentação na Língua, desenvolver estratégias para o ensino da escrita. Para isso, realizamos algumas leituras de textos fundadores da ANL, com vistas a explicitar o modo como essa vertente teórica compreende o discurso e, a partir disso, realizar observações a respeito da sua aplicabilidade para o ensino da escrita. Consideramos que a ANL pode servir de fundamento para pensarmos a construção dos discursos escritos tendo em vista o fato de entender o sentido de um discurso como construído tanto pelas relações entre as palavras e os enunciados que o compõem quanto pelo fato de ser fruto da atividade de fala de um locutor, que produz sentido para um alocutário.

Biografia do Autor

Cristiane Dall Cortivo Lebler (UNISC), Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Letras. Professor no Programa de Pós-graduação em Letras, Cultura e Regionalidade.

Downloads

Como Citar

Lebler (UNISC), C. D. C. (2016). A argumentação e o ensino da escrita. ANTARES: Letras E Humanidades, 8(15), 83–98. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/4400

Edição

Seção

DOSSIÊ LÍNGUA, ENUNCIAÇÃO, SEMÂNTICA E DISCURSO: Homenagem ao centenário de publicação do Curso de Linguística Geral