Uma proposta semântico-argumentativa para o desenvolvimento de habilidades de compreensão leitora

Autores

  • Carina Niederauer (UCS) Universidade de Caxias do Sul

Resumo

A investigação objeto deste artigo visa a colaborar para o desenvolvimento de habilidades de compreensão leitora de acadêmicos e profissionais da área jurídica, por meio da Teoria dos Blocos Semânticos (TBS), de Ducrot e Carel, e do Modelo teórico-metodológico para a descrição semântico-argumentativa do discurso (MDSAD), de Azevedo. Inicialmente, são apresentados alguns teóricos que trabalham com a compreensão leitora, em seguida é feita uma breve revisão dos principais pressupostos da Semântica Argumentativa. Na sequência é descrito como o Modelo opera e, por fim, a título de exemplo, é feita a descrição do sentido de um segmento de discurso jurídico como forma de ilustrar a possível colaboração da Teoria e do Modelo no processo de compreensão leitora.

Biografia do Autor

Carina Niederauer (UCS), Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Letras. Professor no Programa de Pós-graduação em Letras, Cultura e Regionalidade.

Downloads

Como Citar

Niederauer (UCS), C. (2016). Uma proposta semântico-argumentativa para o desenvolvimento de habilidades de compreensão leitora. ANTARES: Letras E Humanidades, 8(15), 66–82. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/4399

Edição

Seção

DOSSIÊ LÍNGUA, ENUNCIAÇÃO, SEMÂNTICA E DISCURSO: Homenagem ao centenário de publicação do Curso de Linguística Geral