A literatura em língua inglesa nas séries iniciais e a formação de leitores
Palavras-chave:
Literatura em Língua Inglesa, Séries Iniciais, Formação de LeitoresResumo
Este artigo tem como objetivo principal abordar a importância do uso da literatura em língua inglesa nas séries iniciais do Ensino Fundamental como uma ferramenta para a formação de leitores e para o desenvolvimento integral das crianças. Tendo como fundamentação teórica autores como Colomer (2007), Coelho (2000), Zilberman (1988), Oening (2024) e outros estudiosos da área de estudos literários, o artigo analisa os benefícios cognitivos, linguísticos, afetivos e culturais da leitura de obras literárias em língua inglesa desde a infância. Destaca-se, também, como a literatura promove a ampliação do vocabulário, da imaginação, da empatia e a valorização da diversidade cultural. Por fim, são apresentadas sugestões de obras literárias adequadas para o uso pedagógico com crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental, reforçando a ideia de que a leitura literária em uma segunda língua é uma experiência valiosa, rica, significativa e transformadora no contexto educacional.