Silenciamento nos dizeres sobre o Programa de Fortalecimento da Educação – Profe, no Estado do Tocantins

Autores

Palavras-chave:

Trânsfuga Educacional, Discurso político-pedagógico, Educação do Tocantins

Resumo

Neste artigo analisa-se uma das várias redes de dizeres sobre a educação do Tocantins, que se configura na interseção dos discursos político e pedagógico. Assim, busca-se também perceber como funcionam os silêncios constitutivo e local no apagamento e na interdição de sujeitos, sentidos e memórias. Para o alcance desse escopo, utilizam-se os referenciais teóricos e metodológicos da Análise do Discurso, além da noção de silêncio já mencionada; também serão movimentadas as noções de processos parafrásticos e polissêmicos, interdiscurso, intradiscurso e outros dispositivos indispensáveis na mobilização da dinâmica analítica. Nesse sentido, utiliza-se como corpus os dizeres do Secretário da Educação do Estado do Tocantins, Fábio Vaz, proferidos na matéria intitulada “Governo do Tocantins lança programa de fortalecimento da educação no Estado”, exibida no Jornal Anhanguera 1ª edição, em 30 de agosto de 2023. Como resultado desta análise, espera-se compreender como acontecimentos podem ser silenciados e, por consequência, configurar, no imaginário tocantinense, a imagem do professor como sujeito objetificado.

Biografia do Autor

Damião Francisco Boucher, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Possui graduação em Letras, Português/Inglês e suas respectivas literaturas pela Universidade Federal do Tocantins - UFT; Especialização em Análise do Discurso Político e Jurídico e Psicologia Analítica Junguiana - Perspectiva Multidisciplinar, ambas pela Faculdade Unyleya (FU), Rio de Janeiro; mestrado em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Porto Nacional e; colaborador do projeto de pesquisa intitulado O sucesso midiático como ponte para o sucesso político sob o número de registro 3536 junto à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UFT, com o objetivo de descrever e interpretar as diversas manifestações discursivas na interseção do campo político com o midiático. É professor substituto da UFT e membro do Corpo Editorial do Grupo de Estudos de Análise do Discurso (GESTADI), Palmas, Tocantins

Thiago Barbosa Soares, Universidade Federal do Tocantins (UFT)/CNPq

 Doutor em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e professor adjunto do curso de Letras e da pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Porto Nacional.

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Publicado

2024-12-17

Como Citar

Boucher, D. F., & Soares, T. B. (2024). Silenciamento nos dizeres sobre o Programa de Fortalecimento da Educação – Profe, no Estado do Tocantins. ANTARES: Letras E Humanidades, 16(37). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/13217

Edição

Seção

DISCURSOS EM ANÁLISE: DIMENSÕES E PERSPECTIVAS