Silenciamento nos dizeres sobre o Programa de Fortalecimento da Educação – Profe, no Estado do Tocantins
Keywords:
Trânsfuga Educacional, Discurso político-pedagógico, Educação do TocantinsAbstract
Neste artigo analisa-se uma das várias redes de dizeres sobre a educação do Tocantins, que se configura na interseção dos discursos político e pedagógico. Assim, busca-se também perceber como funcionam os silêncios constitutivo e local no apagamento e na interdição de sujeitos, sentidos e memórias. Para o alcance desse escopo, utilizam-se os referenciais teóricos e metodológicos da Análise do Discurso, além da noção de silêncio já mencionada; também serão movimentadas as noções de processos parafrásticos e polissêmicos, interdiscurso, intradiscurso e outros dispositivos indispensáveis na mobilização da dinâmica analítica. Nesse sentido, utiliza-se como corpus os dizeres do Secretário da Educação do Estado do Tocantins, Fábio Vaz, proferidos na matéria intitulada “Governo do Tocantins lança programa de fortalecimento da educação no Estado”, exibida no Jornal Anhanguera 1ª edição, em 30 de agosto de 2023. Como resultado desta análise, espera-se compreender como acontecimentos podem ser silenciados e, por consequência, configurar, no imaginário tocantinense, a imagem do professor como sujeito objetificado.