Formação do leitor, leitura literária e horizonte formativo: em busca de caminhos

Autores

Palavras-chave:

Formação, literatura, leitura

Resumo

As discussões sobre a leitura literária no espaço escolar continuam expondo dados de pesquisa pouco acalentadores frente a um horizonte formativo há muito desejado aos nossos estudantes da Educação Básica. Entre as preocupações de educadores e pesquisadores, avultam considerações a respeito da baixa adesão dos estudantes às leituras literárias e, de modo geral, de um fracasso generalizado em relação à permanência de leitores de literatura fora do meio escolar. A reflexão aqui proposta parte de dois conceitos tomados de Pedro César Cerrillo Torremocha (2005), animação de leitura e promoção de leitura, colocando-se como instrumento de abordagem sobre os “círculos de leitura” propostos por Rildo Cosson (2021).

 

Biografia do Autor

Thiago Alves Valente, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Prof. Dr. Centro de Letras, Comunicação e Artes (CLCA), do Campus de Cornéio Procópio (CCP), da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Coordena o grupo de pesquisa Literatura Juvenil: crítica e história. É membro do GT ANPOLL Leitura e Literatura Infantil e Juvenil.

Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

Profa. Dra. da Faculdade de Ciências e Letras (FCL), do Campus de Assis, da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Coordena o grupo de pesquisa Literatura Juvenil: crítica e história. É membro do GT ANPOLL Leitura e Literatura Infantil e Juvenil.

Downloads

Publicado

2023-10-21

Como Citar

Valente, T. A., & Ribeiro Ferreira, E. A. G. (2023). Formação do leitor, leitura literária e horizonte formativo: em busca de caminhos. ANTARES: Letras E Humanidades, 15(36), 1–24. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/11290

Edição

Seção

Mediação e recepção cultural: literatura e sociedade