A constituição axiológica de anúncios de propaganda governamental de combate à violência contra a mulher no cronotopo pandêmico
Palavras-chave:
Axiologias, Propaganda governamental, Violência doméstica contra a mulher.Resumo
Neste trabalho, analisa-se a constituição axiológica e ideológica de dois anúncios de propaganda governamental de combate à violência doméstica contra a mulher, produzidos, respectivamente, nos anos de 2020 e 2021, no cronotopo da pandemia da Covid-19. Trata-se de pesquisa interdisciplinar, qualitativa e interpretativa, que se ancora na orientação teórico-metodológica da perspectiva dialógica e sociológica de linguagem do Círculo de Bakhtin, coadunada a contribuições de estudos feministas, de gênero, do campo da publicidade e outros. Os resultados demonstram que os anúncios: a) são restritivos em sua composição axiológica e ideológica, o que compromete seu amplo alcance social; b) configuram e reforçam imagens estereotipadas de mulheres agredidas, considerando-se a intersecção gênero, raça, classe, dentre outros aspectos.