Transposição didática literária em histórias em quadrinhos: letramento nas séries iniciais do ensino fundamental

Autores

Palavras-chave:

Didática, Ensino, Escola, Literatura

Resumo

A Transposição Didática surgiu a partir dos estudos de Yves Chevallard, nos quais ele mostra que essa transposição resulta da transformação de um conhecimento científico para um saber a ser ensinado na escola. Especificamente para este artigo, apresentamos um recorte da pesquisa em andamento, a respeito da pesquisa bibliográfica realizada acerca do letramento e histórias em quadrinhos. A metodologia utilizada para a realização deste estudo segue uma abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica. A forma de análise segue a perspectiva da pesquisa interpretativa. Na pesquisa bibliográfica realizada, compreendemos que as práticas falantes, quando estimuladas em sala de aula, facilitam a aprendizagem dos elementos formais da língua, culminando no letramento e na formação de leitores. Por isso, a Transposição Didática em textos de Literatura Clássica, em história em quadrinhos, tem por objetivo desenvolver esses aspectos na criança, pois indicam, claramente, que os saberes precisam ser ensináveis, não excluindo, assim, nenhum grupo desse processo, como já afirmado.

Biografia do Autor

Artenizia Leonel Dias, Universidade Federal do Tocantins

Mestranda em Educação pelo PPPGE/UFT. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins. Atualmente é professora da rede municipal de Ensino de Palmas - TO.

Gustavo Cunha Araujo, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Educação pela UNESP. Mestre em Educação pela UFMT. Graduado em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas (Artes Visuais) pela UFU. Professor da Universidade Federal do Tocantins. Docente vinculado ao Mestrado Profissional em Educação (PPPGE/UFT) e ao Mestrado Profissional em Artes (ProfArtes/UFU).

Downloads

Publicado

2022-10-17

Como Citar

Leonel Dias, A., & Araujo, G. C. (2022). Transposição didática literária em histórias em quadrinhos: letramento nas séries iniciais do ensino fundamental. ANTARES: Letras E Humanidades, 14(33), 217–258. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10814

Edição

Seção

QUADRINHOS E TRAÇOS CULTURAIS: INTERSEÇÕES