Representação do hibridismo cultural em O Selvagem da Ópera
Abstract
O objetivo deste trabalho é analisar o romance O Selvagem da Ópera (1994), de Rubem Fonseca, a partir da ideia de hibridismo cultural representada pela personagem de Carlos Gomes, maestro que obteve projeção internacional com a ópera O Guarani, mas sofreu forte discriminação pelo fato de ser brasileiro e mestiço. O romance mostra os contratempos da trajetória do músico devido ao preconceito quanto à sua origem étnica e nacionalidade. A partir da análise da representação do hibridismo cultural, este trabalho visa destacar no romance de Rubem Fonseca a crítica ao ideal brasileiro de democracia racial e o etnocentrismo europeu.Downloads
Published
2018-12-20
How to Cite
Mucha (UTFPR), M., & de Lima (UTFPR), M. F. (2018). Representação do hibridismo cultural em O Selvagem da Ópera. ANTARES: Letras E Humanidades, 10(21), 121–133. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/6266
Issue
Section
ARTIGOS E ENSAIOS