Encadeamentos argumentativos, relações sintagmáticas e associativas: reflexões sobre o ensino da leitura

Authors

  • Tânia Maris de Azevedo (UCS) Universidade de Caxias do Sul

Abstract

Este artigo, fundado na Linguística saussuriana e na Semântica Argumentativa, de Oswald Ducrot, lança à discussão uma proposta de ensinar a leitura como compreensão de encadeamentos argumentativos constituídos por meio de relações sintagmáticas e associativas. Apresentarei, para tanto, os fundamentos teórico-epistemológicos da Teoria de Ducrot (ou seja, a noção de valor, e o pressuposto de que o sistema linguístico é composto por signos relacionados sintagmática e associativamente) e sua Teoria dos Blocos Semânticos, cuja tese primeira é a de que o sentido de enunciados/discursos se produz pela realização de encadeamentos argumentativos previstos na língua. 

Author Biography

Tânia Maris de Azevedo (UCS), Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Letras. Professor no Programa de Pós-graduação em Letras, Cultura e Regionalidade.

How to Cite

Azevedo (UCS), T. M. de. (2016). Encadeamentos argumentativos, relações sintagmáticas e associativas: reflexões sobre o ensino da leitura. ANTARES: Letras E Humanidades, 8(15), 48–65. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/4398

Issue

Section

DOSSIÊ LÍNGUA, ENUNCIAÇÃO, SEMÂNTICA E DISCURSO: Homenagem ao centenário de publicação do Curso de Linguística Geral