Eu era a única professora negra na escola de inglês: histórias de vida de professoras negras de Imperatriz - MA

Authors

  • Edna Souza Cruz (UEMA/UFT) UEMA/UFT
  • Dernival Venâncio Ramos Júnior (UFT) Universidade Federal do Tocantins

Abstract

Este artigo estuda histórias de vida de dez professoras negras de Inglês, do interior do Maranhão. Tomou-se como referencial teórico a Análise do Discurso de Linha Francesa e os Estudos Culturais, os quais se articulam com as teorias de identidade. Tendo como metodologia a História Oral, resgatou-se, através das rememorações, as experiências constitutivas do processo pelo qual as docentes negociaram suas escolhas, suas lutas e seus conflitos para concluírem o Curso de Letras e se tornarem professoras de Inglês. Além de problematizar aspectos constitutivos da formação docente, a pesquisa também discute a questão do preconceito e da discriminação racial experienciados pelas professoras e suas estratégias para combatê-los nos espaços sociais em que transitam.

Author Biographies

Edna Souza Cruz (UEMA/UFT), UEMA/UFT

Professora de Língua Inglesa da Universidade Estadual do Maranhão.Centro de Estudos Superiores de Imperatriz. Doutoranda em Letras do Programa de Pós Graduação -PPGL da Uiniversidade Federal do Tocantins.

Dernival Venâncio Ramos Júnior (UFT), Universidade Federal do Tocantins

Doutor  em História  pela Universdade  de Brasilia -UnB.   Professor  do Programa de Pós Graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins.

Published

2014-03-21

How to Cite

Cruz (UEMA/UFT), E. S., & Ramos Júnior (UFT), D. V. (2014). Eu era a única professora negra na escola de inglês: histórias de vida de professoras negras de Imperatriz - MA. ANTARES: Letras E Humanidades, 5(10), 59–75. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/2012

Issue

Section

DOSSIÊ IDENTIDADES II