O jogo político da posse presidencial de Jair Bolsonaro

Authors

Keywords:

Discurso de posse, Jair Bolsonaro, Contrato de comunicação, Estratégias discursivas, Análise do discurso

Abstract

Em discursos de posse presidencial, o sujeito político recorre a elementos persuasivos na linguagem com vistas a falar diretamente para o eleitorado e os aliados políticos. Na cerimônia de posse presidencial de 2019, na qual Jair Bolsonaro assumiu o cargo de presidente, os dois discursos foram atravessados por constituições conservadoras e alinhadas ao espectro político da extrema-direita. Neste artigo, mobilizamos o repertório teórico-metodológico da Teoria Semiolinguística proposta por Patrick Charaudeau para analisar os elementos do contrato comunicacional e as estratégias discursivas desenvolvidas por Jair Bolsonaro durante a posse. Como parte dos resultados, notamos que o contrato de comunicação da posse orienta quem foram os destinatários do político, embora não tenha como atestar o alcance. Em termos de estratégias, os discursos lançaram-se na tentativa de persuadir pelas polêmicas e atingir por emoções quem teve acesso aos pronunciamentos. Por fim, consideramos que, ao invés de enunciar sobre os planos políticos para o Brasil durante a gestão, ele se ancorou em manobras estratégicas que apelaram para o tempo de vida pública, por meio da verossimilhança e da explicação, bem como por tentativas de afetar as pessoas a partir do atentado que sofreu em um ato de campanha em Juiz de Fora.

Author Biographies

Maurício João Vieira Filho, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Doutorando em Comunicação na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atualmente, é bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e jornalista graduado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Desde 2019, é integrante do grupo de pesquisa DIZ: Discursos e Estéticas da Diferença. 

Mariana Ramalho Procópio, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Professora do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atua como docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Doutora em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (POSLIN) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com estágio doutoral realizado na Université Paris-Est Créteil, na França. Mestre também em Estudos Linguísticos pelo POSLIN/UFMG e graduada em Comunicação Social Jornalismo pela UFV. Realizou Pós-Doutorado em Mídia e Estudos de Gênero na Lancaster University, na Inglaterra. É co-líder do DIZ - Grupo de Pesquisa em Discursos e Estéticas da Diferença e coordenadora do NIEG - Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Gênero da UFV. Representa a UFV no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) de Viçosa-MG.

Published

2024-12-17

How to Cite

Vieira Filho, M. J., & Mariana Ramalho Procópio. (2024). O jogo político da posse presidencial de Jair Bolsonaro. ANTARES: Letras E Humanidades, 16(37). Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/13045

Issue

Section

DISCURSOS EM ANÁLISE: DIMENSÕES E PERSPECTIVAS