Mediar é preciso: desafios na leitura do literário

Autores

Palavras-chave:

Mediação de leitura, Leitura do literário, Fazer uma experiência.

Resumo

Esta pesquisa, de caráter qualitativo, tem como tema a leitura do literário e como objetivo geral problematizar acerca do conceito de mediação de leitura do literário. O aporte teórico principal conta com Barthes (1992), Eco (1986), Calvino (1990), Heidegger (2015), Neitzel, Pareja e Santos (2022) e Alves e Ramos (2019). Como resultados, sinaliza-se que fazer uma experiência com a leitura do literário implica uma mediação adequada, sensível, que considere que mediar é compartilhar, convidar o leitor a ruminar o texto, entrelaçar teoria e prática, provocar estesia, ocupar espaços propositores, possibilitar afetos, promover emancipação e propor desafios frente ao texto literário.

Biografia do Autor

Cleide Jussara Muller Pareja, Universidade do Vale do Itajaí

Doutora em Educação pela UNIVALI. Professora do curso de Letras. Membro do GP Cultura, Escola e Educação Criadora.

Adair Aguiar Neitzel, UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ

Doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Mestrado e Doutorado em Educação da UNIVALI.  Líder do Grupo de Pesquisa Cultura, Escola e Educação Criadora.

Downloads

Publicado

2023-10-21

Como Citar

Pareja, C. J. M., & Neitzel, A. A. (2023). Mediar é preciso: desafios na leitura do literário. ANTARES: Letras E Humanidades, 15(36), 1–21. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/11267

Edição

Seção

Mediação e recepção cultural: literatura e sociedade