Mediar é preciso: desafios na leitura do literário

Authors

Keywords:

Mediação de leitura, Leitura do literário, Fazer uma experiência.

Abstract

Esta pesquisa, de caráter qualitativo, tem como tema a leitura do literário e como objetivo geral problematizar acerca do conceito de mediação de leitura do literário. O aporte teórico principal conta com Barthes (1992), Eco (1986), Calvino (1990), Heidegger (2015), Neitzel, Pareja e Santos (2022) e Alves e Ramos (2019). Como resultados, sinaliza-se que fazer uma experiência com a leitura do literário implica uma mediação adequada, sensível, que considere que mediar é compartilhar, convidar o leitor a ruminar o texto, entrelaçar teoria e prática, provocar estesia, ocupar espaços propositores, possibilitar afetos, promover emancipação e propor desafios frente ao texto literário.

Author Biographies

Cleide Jussara Muller Pareja, Universidade do Vale do Itajaí

Doutora em Educação pela UNIVALI. Professora do curso de Letras. Membro do GP Cultura, Escola e Educação Criadora.

Adair Aguiar Neitzel, UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ

Doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Mestrado e Doutorado em Educação da UNIVALI.  Líder do Grupo de Pesquisa Cultura, Escola e Educação Criadora.

Published

2023-10-21

How to Cite

Pareja, C. J. M., & Neitzel, A. A. (2023). Mediar é preciso: desafios na leitura do literário. ANTARES: Letras E Humanidades, 15(36), 1–21. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/11267

Issue

Section

Mediação e recepção cultural: literatura e sociedade