Encadeamentos argumentativos, relações sintagmáticas e associativas: reflexões sobre o ensino da leitura

Autores

  • Tânia Maris de Azevedo (UCS) Universidade de Caxias do Sul

Resumo

Este artigo, fundado na Linguística saussuriana e na Semântica Argumentativa, de Oswald Ducrot, lança à discussão uma proposta de ensinar a leitura como compreensão de encadeamentos argumentativos constituídos por meio de relações sintagmáticas e associativas. Apresentarei, para tanto, os fundamentos teórico-epistemológicos da Teoria de Ducrot (ou seja, a noção de valor, e o pressuposto de que o sistema linguístico é composto por signos relacionados sintagmática e associativamente) e sua Teoria dos Blocos Semânticos, cuja tese primeira é a de que o sentido de enunciados/discursos se produz pela realização de encadeamentos argumentativos previstos na língua. 

Biografia do Autor

Tânia Maris de Azevedo (UCS), Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Letras. Professor no Programa de Pós-graduação em Letras, Cultura e Regionalidade.

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Como Citar

Azevedo (UCS), T. M. de. (2016). Encadeamentos argumentativos, relações sintagmáticas e associativas: reflexões sobre o ensino da leitura. ANTARES: Letras E Humanidades, 8(15), 48–65. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/4398

Edição

Seção

DOSSIÊ LÍNGUA, ENUNCIAÇÃO, SEMÂNTICA E DISCURSO: Homenagem ao centenário de publicação do Curso de Linguística Geral