Os gêneros textuais como eixo organizador das práticas de letramento na educação básica

Autores

  • Marilúcia dos Santos Domingos Striquer (UENP)

Palavras-chave:

Gêneros textuais, Eventos de letramento, Interacionismo Sociodiscursivo.

Resumo

 

Este artigo tem como objetivo analisar as ações pedagógicas de uma professora da educação básica, no momento de implementação de um projeto de intervenção pedagógica, elaborado a partir de eventos de letramento que tomaram os gêneros textuais como eixos organizadores. Para tanto, apoiei-me nos pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo. Os resultados demonstram que durante todo o processo de implementação do projeto as ações docentes abordaram o gênero como um objeto/conteúdo escolar a ser ensinado e como guia para o ensino das especificidades do gênero e de suas operações de uso.

 

Biografia do Autor

Marilúcia dos Santos Domingos Striquer (UENP)

Professora adjunta da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) campus Jacarezinho. Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Downloads

Publicado

2016-06-21

Como Citar

Striquer (UENP), M. dos S. D. (2016). Os gêneros textuais como eixo organizador das práticas de letramento na educação básica. ANTARES: Letras E Humanidades, 8(15), 129–143. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/3506

Edição

Seção

SEÇÃO GERAL